Buscando ouro com a Minitab: Newcrest Mining Limited

A Newcrest Mining Limited é uma das 10 maiores empresas de mineração do mundo e maior produtor de ouro da Austrália. A mina de Cadia Hill da Newcrest, segunda maior mina aberta de ouro e cobre da Austrália, produz cerca de 10 toneladas de ouro por ano. Mas seu minério de baixa graduação requer uma dispendiosa mineração em lote e técnicas de tratamento. A Newcrest aplica a metodologia de aprimoramento de qualidade Six Sigma e o Minitab® Statistical Software para manter a instalação de Cadia Hill com a execução mais eficiente possível e proteger seu papel de destaque no setor de ouro.

 

Desafio

Muitas vezes por dia, uma frota de caminhões grandes desce uma estreita rampa para a parte inferior do poço aberto de Cadia Hill, onde cada caminhão recolhe cerca de 225 toneladas de minério para levar até uma máquina para triturar pela rampa para processamento. A velocidade de subida dos caminhões carregados na rampa de pista única varia de 8 a 14 quilômetros por hora. Caminhões mais lentos, evidentemente, demoram mais para fornecer suas cargas ao triturador. Pior, cada caminhão lento atrasa todos os caminhões atrás dele, prejudicando o desempenho de toda a frota e resultando em uma séria perda de produtividade. A Newcrest Mining atribuiu ao Black Belt em Six Sigma, James Kovac, a função de reduzir a variação e aumentar a velocidade média dos caminhões em subida.

Com o Minitab Statistical Software, a Newcrest Mining agora pode obter mais carga de minério por caminhão diariamente em sua mina de Cadia Hill.

 

Como o Minitab ajudou

Kovac e sua equipe de projetos começaram identificando as variáveis que podiam afetar a velocidade dos caminhões. Eles coletaram os dados para determinar quais fatores tinham maior impacto, usando o Minitab para planejar o processo de coleta de dados, determinar tamanhos de amostras necessárias e testar as hipóteses estatísticas. Depois, eles selecionaram cinco caminhões para a coleta de dados on-board. Membros da equipe participaram da coleta no caminhão por duas semanas, coletando bastante dados com o uso de laptops, unidades de GPS e outros equipamentos.

Eles determinaram que dois fatores tinham importante impacto na velocidade dos caminhões: a inclinação da rampa e os injetores de combustível dos caminhões.

A equipe começou a testar soluções e a confirmar seus resultados. Eles alteraram o grau de pequenas seções do comprimento da rampa e mediram as velocidades dos caminhões nas seções alteradas. Comparando as velocidades de antes e depois com o teste t de 2 amostras do Minitab, revelaram que os ajustes no grau aumentaram significativamente a variação de velocidade.

Os gráficos eficientes do Minitab revelam de forma clara e rápida quando um dos injetores de combustível do caminhão não está funcionando.

A equipe chegou ainda a uma forma clara de identificar injetores de combustível com defeito. Eles operaram cada caminhão a 700 RPM e mediram o tempo de injeção entre todos os 16 cilindros. Depois, eles desativaram um cilindro de cada vez, deixando os outros 15 para manter os 700 RPM. Se os cilindros restantes não fossem significativamente afetados quando um deles era desativado, esse cilindro estava com defeito e era necessário um novo injetor de combustível. O teste agora foi incorporado aos procedimentos de manutenção da frota, usando gráficos de controle produzidos pelas macros do Minitab para mostrar rapidamente os resultados.

 

Resultados

Os gráficos estatísticos eficientes e fáceis de compreender do Minitab ajudaram Kovac e sua equipe a fazer avanços significativos no aumento da produtividade na mina de Cadia Hill da Newcrest.

Usando o Minitab para planejar seus experimentos e analisar seus dados em cada etapa, eles provaram que a redução no grau da rampa de 10.22 para 9,9 por cento na seção de teste resultou em um aumento de 2,6 por cento nas velocidades dos caminhões e reduziu a variação de velocidade dos caminhões em 7 por cento. Agora, todo o comprimento da rampa está sendo verificado e aprovado e todas as seções com um grau de mais de 10 por cento serão reduzidas para 10 por cento ou menos. A previsão é que esse ajuste gere economias de pelo menos 8,3 segundos por percurso total de subida.

A análise da equipe de dados do injetor de combustível no Minitab também revelou que 10 por cento dos caminhões da frota não operavam em seu pico. Como parte do desenvolvimento dos novos procedimentos para identificar e substituir injetores de combustível com defeito, a equipe descobriu que substituir um injetor em um caminhão aprimorava o tempo do ciclo em 5,6%, o suficiente para resultar em uma subida a mais por caminhão por dia.

Esses aprimoramentos estão tornando a mina Cadia Hill mais produtiva e muito mais eficiente. A Newcrest Mining antecipa que economizará mais de US$ 835.000 somente no primeiro ano da implementação de tais alterações, graças a Kovac e sua equipe, a metodologia Six Sigma e o poder do Minitab.

Acessar o estudo de caso da Minitab

Envie algumas informações adicionais para ver o estudo de caso.

Newcrest Mining Limited

Organização

Newcrest Mining Limited

 

Visão Geral

  • Maior produtor de ouro da Austrália
  • Mais de 4.500 funcionários e empreiteiros de longo prazo
  • Maior êxito mundial na descoberta de grandes depósitos de ouro de 1992 a 2005

 

Produtos Usados

Minitab® Statistical Software

 

Resultados

  • Fatores quantificados com impacto maior na velocidade do caminhão no percurso
  • O ajuste do grau da rampa aprimorou as velocidades em 2,6%
  • O projeto gerará economias de mais de US$ 835.000 somente no primeiro ano